Ciclo da água - A gotinha PLIM PLIM

gotinha001


A GOTINHA PLIM PLIM

gotinha002
Era uma vez uma gotinha de chuva chamada Plim Plim.
Ela vivia no céu, junto com outras gotinhas, numa nuvem.
Como era gostoso viver ali!
Certo dia, o tempo mudou de repente.
Um vento muito frio soprou forte e as gotinhas começaram a cair em forma de chuva.

gotinha003

Só a gotinha Plim Plim não quis is ir para a Terra.
Ela queria ficar sempre vivendo no céu.
Então, o vento soprou com mais força, sacudindo a nuvem.
E lá se foi a gotinha...


gotinha005

Plim Plim veio descendo bem de mansinho...
E foi cair num jardim, bem em cima de uma linda rosa vermelha.
Plim Plim achou uma delícia ficar ali escorregando entre aquelas pétalas tão macias e aveludadas.
A gotinha nem ficou com saudades de quando morava naquela nuvem no céu.



gotinha006


gotinha007

Plim Plim brincou tanto que a rosa sentindo cócegas, começou a rir sem parar.
-Quem está rindo assim? - perguntou a gotinha admirada.
-Sou eu, a Rosa Vermelha!
-Ah! Muito prazer, eu sou a gotinha Plim Plim.



gotinha008

gotinha009
 A Rosa Vermelha continuou:
-Que bom que vocês chegaram!
Estávamos morrendo de sede. E gostamos muito quando caiu esta chuvinha tão gostosa!
-Fico muito alegre em poder ajudar as flores deste jardim - disse Plim Plim.
-Você e suas amiguinhas são muito importantes, pois são necessárias à vida de todas as plantas aqui da Terra.


gotinha010



gotinha011
Plim Plim ficou tão feliz!
Sorrindo de felicidade, ela escorregou e caiu junto à raiz.
A gotinha foi descendo bem devagar e viu uma forma muito estranha.
Plim Plim, muito curiosa, perguntou:
-Quem é você?
-Eu sou a raiz que sustenta a planta.
Retiro do solo os sais minerais que a alimentam.
-Que interessante! Eu estou conhecendo tanta coisa!
A raiz continuou:
-É com a sua ajuda, molhando a terra, que eu consigo fazer o meu trabalho.


gotinha012

gotinha013

No dia seguinte, o Sol apareceu tão forte que atraiu todas as gotinhas, que foram subindo em forma de fumacinha chamada evaporação.
E formaram outra nuvem de chuva para recomeçar tudo outra vez.
A gotinha Plim Plim viu, então, que havia passado pelo ciclo da água.


gotinha014