4. Reconhecer transformações físicas e químicas e concluir que as transformações de substâncias podem envolver absorção ou libertação de energia.
4.1 Associar transformações físicas a mudanças nas substâncias sem que outras sejam originadas.
4.2 Identificar mudanças de estado físico e concluir que são transformações físicas.
4.3 Explicar o ciclo da água referindo as mudanças de estado físico que nele ocorrem.
4.4 Associar transformações químicas à formação de novas substâncias, identificando provas dessa formação.
4.5 Identificar, no laboratório ou no dia a dia, transformações químicas.
4.6 Identificar, no laboratório ou no dia a dia, ações que levam à ocorrência de transformações químicas: aquecimento, ação mecânica, ação da eletricidade ou incidência de luz.
4.7 Distinguir reagentes de produtos de reação e designar uma transformação química por reação química.
4.8 Descrever reações químicas usando linguagem corrente e representá-las por "equações" de palavras.
4.9 Justificar, a partir de informação selecionada, a importância da síntese química na produção de novos e melhores materiais, de uma forma mais económica e ecológica.
4.2 Identificar mudanças de estado físico e concluir que são transformações físicas.
4.3 Explicar o ciclo da água referindo as mudanças de estado físico que nele ocorrem.
4.4 Associar transformações químicas à formação de novas substâncias, identificando provas dessa formação.
4.5 Identificar, no laboratório ou no dia a dia, transformações químicas.
4.6 Identificar, no laboratório ou no dia a dia, ações que levam à ocorrência de transformações químicas: aquecimento, ação mecânica, ação da eletricidade ou incidência de luz.
4.7 Distinguir reagentes de produtos de reação e designar uma transformação química por reação química.
4.8 Descrever reações químicas usando linguagem corrente e representá-las por "equações" de palavras.
4.9 Justificar, a partir de informação selecionada, a importância da síntese química na produção de novos e melhores materiais, de uma forma mais económica e ecológica.